sexta-feira, 20 de maio de 2016

OBSERVAÇÕES (QUADRINHOS) #2

APOCALIPSE NOS QUADRINHOS


Por André Correia

Preparem-se, o Apocalipse se aproxima!
Calma pessoal, não é o fim do mundo. Estou falando de X-Men: Apocalipse, o filme da equipe mutante. Neste novo longa do conturbado universo cinematográfico dos X-Men (bom, até aí tudo bem, as hq também são de dá um nó na cabeça) os Filhos do Átomo enfrentam o vilão Apocalipse.
Bem, pra quem está acostumado apenas com os filmes a coisa acontece assim: a historia acontece, o vilão é derrotado e fim. Mas nas HQs não é tão simples e um mesmo vilão aparece em varias histórias. São derrotados, as vezes até morrem, mas sempre voltam pra azucrinar os mocinhos. Aqui vou falar um pouquinho do apocalipse então e algumas das suas principais participações no mundo do X.
Sua origem é a seguinte: En Sabah Nur era um jovem mutante que vivia no Egito antigo (estima-se que seja um dos mutantes mais antigos que exista). Nesta época havia um poderoso faraó chamado Rama-tut cujo poder vinha de uma nave com tecnologia do futuro.  Rama-tut queria fazer de En Sabah Nur seu servo, porém este recusou-se e após um confronto, Rama-tut foge para o futuro e En-Sabah Nur assume sua tecnologia. A partir dai ele passa para seus planos de conquista onde acredita que apenas os mais fortes devem sobreviver (tá, não é muito original mas tá valendo).
Como eu disse, Apocalipse participou de várias histórias dos X-Men e algumas trouxeram mudanças consideráveis. Temos por exemplo os Cavaleiros do Apocalipse, que podem ser considerados a elite dos capangas dele. Esses mutantes normalmente passavam por uma espécie de engenharia genética que aumentava seus poderes (ou até mesmo lhes concediam outros), mas os tornavam escravos mentais de Apocalipse. Vários mutantes já assumiram uma das quatro posições. Na primeira temos o mutante Peste (Peste), Abraham Kierros (Guerra), Autumn Rofson (Fome) e Arcanjo (Morte). Com destaque para este último, pois foi nesta época que o Arcanjo (um dos X-Men originais) ganhou uma pele azulada e asas metálicas. Essa transformação durou por décadas, mesmo depois de ele ter se livrado do controle mental de seu algoz.
Outro que cruzou o caminho de Apocalipse e sofreu mudanças genéticas foi o mutante Nathaniel Essex. Ele era um cientista obcecado por engenharia genética e foi fácil para Apocalipse convence-lo a passar pelo experimento. Após a experiência, que custou a Natanael a sua parte emocional, ele passou por mudanças físicas e ficou conhecido como o Sr. Sinistro. Sinistro se livrou do controle de Apocalipse e a partir daí os dois tiveram vários “encontros “ hora como rivais (a maioria), hora como aliados (a minoria). Sinistro em sua obsessão pelo gene perfeito acreditava que um descendente de Scoth e Jean seria um espécime em potencial e tentou varias vezes concretizar seus planos. Em uma destas ele aproveitou que Jean estava fora de cena (aparentemente morta, mas na verdade adormecida em uma espécie de casulo) e criou um clone com matéria genético dela. Assim surgiu Madelyne Pryor, com objetivo de conquistar Scoth. Missão que ela cumpriu e assim nasce o pequeno Nathan. Porém Apocalipse, se sentindo ameaçado pelo rebento de Summers, infecta o bebê com um vírus tecno-orgânico. Para salvar seu filho, Scoth se vê forçado a envia-lo para o futuro para que ele consiga se curar. Bem, no futuro o bebê se cura, cresce e se torna o mutante conhecido como Cable. Cable passa a ser uma pedra no sapato de Apocalipse, o caçando onde e quando ele estiver.
Ainda falando em Cable, Apocalipse tem a brilhante ideia de criar um clone do mutante (um clone do filho de um clone?). Assim surge Conflyto. Claro que da merda e o tal Conflyto é derrotado, mas não sem antes deixar um legado, na verdade o Vírus Legado. Um vírus mortal que atinge apenas os mutantes. Vários deles pereceram com este vírus, entre eles Madrox, o Homem Multiplo (tá, depois vieram com a desculpa que não era ele e sim uma de suas cópias) e Lillana Raspudin, a irmã de Colossus. Esse vírus perpetuou pelas histórias dos mutantes e só foi erradicado muito tempo depois.
Apocalipse surge também nas animações da TV. Em X-Men Animated Serie teve algumas participações. Em destaque temos a saga Acima do Bem e do Mal, onde o vilão  captura os maiores telepatas da terra
Em X-Men Evolution, ele ganha destaque na temporada final da serie, junto com seus quatro cavaleiros que desta vez são Mistica, Magneto, Tempestade e Professor X. Seu plano era usar sua tecnologia para transformar a população toda em mutantes, porém muitos iriam morrer neste processo. No final vemos o trabalho conjunto dos X-Men com a Irmandade e os capangas de Magneto para derrotar o vilão.
E é isso ai galera. Apocalipse é realmente um dos principais antagonistas dos X-Men. Suas aparições são sempre acompanhadas de revelações e mudança para o Universo X. Espero que sua versão cinematográfica faça jus ao legado.

Um comentário: