quarta-feira, 4 de maio de 2016

OBSERVAÇÕES (CINEMA) #3

CAPITÃO AMÉRICA: GUERRA CIVIL


Por Jony Pereira

Posso, sem dúvida, começar dizendo que o filme é MUITO LOCO, um dos melhores filmes que já vi. A Marvel acertou na mosca quando decidiu fazer essa série de filmes dos vingadores, mostrando o universo de cada herói, suas histórias individuais e depois encaixando todos em um único filme. Realmente foi uma grande ideia, sem contar o sucesso de bilheteria. Não fui na estreia, deixei para ir uns quatro dias depois e no último horário, mas mesmo assim todas as sessões estavam cheias, isso sem contar aqueles que já haviam comprado seus ingressos antecipados. Segundo o site Omelete, a venda antecipada de Guerra Civil superou a de Era de Ultron.  Isso mostra o quanto este filme foi aguardado.
Capitão América: Guerra Civil também foi bem aceito pela crítica, tanto formal como informalmente, com pequenas observações tanto de quem entende do assunto de cinema e de HQ, como também daqueles que acham que entendem. Na sala de cinema, no final do filme pude ouvir algumas reclamações de poucas pessoas e um amigo ouviu uma moça dizer que pela propagando que foi feito do filme não foi o que ela esperava, foi mais ou menos nesse contexto que ela quis dizer. Mas no geral o filme foi excelente. Lógico que sempre vão ter aqueles mais chatos que observam cada detalhe ou outros que só gostam de criticar por criticar. Os produtores não são perfeitos e por este motivo não vão acertas todas, mas as poucas cenas criticadas negativamente, que por sinal foram bem poucas, não diminui a qualidade do filme em nada.
O filme foi produzido pelos irmãos Anthony e Joe Russo, que segundo uma notícia da Veja que encontrei na internet, foi concretizado graças a Batman V Superman. Segundo ela eles queriam inovar este universo Marvel dos cinemas que já vinham fazendo todos os filmes no mesmo molde tradicional. Era hora de desconstrui-lo e servir algo novo para os fãs, para não perder público, e foi uma ótima ideia porque mesmo antes de o filme sair já estava recebendo muitas críticas boas em detrimento de Batman V Superman, que não foi bem aceito, ainda segundo a notícia da Veja.


Como sempre a Marvel consegue fazer ótimas sequências de ação, ainda mais neste filme, que os diretores e produtores tiveram que dividir as cenas entre muitos heróis, muitas vezes no mesmo ambiente. A intercalação entre história e ação também é excelente porque isso acaba envolvendo o espectador ainda mais. O filme não deixa o espectador se dispersar, sempre que parece que ele deu uma acalmada, vem aquela cena que prende a atenção. Algo interessante é que às vezes dá uma impressão de que o filme é feito em esquetes, se é que posso fazer essa comparação, parece que é um compilado de varias cenas isoladas, mas que juntas formam uma ideia principal e acabam amarrando todas as pontas soltas e isso, para mim pelo menos, foi algo muito interessante que não prejudicou o filme em nada. Creio que deu essa impressão pelo fato do filme ter que passar varias informações em um período curto, mesmo sendo mais de duas horas. Como por exemplo, ter que inserir dois personagens muito esperados, Pantera Negra e Homem-Aranha.


            Ter que desenrolar a história destes dois personagens, adiantando suas origens para que não se precise fazer isso de novo nos seus filmes solos, já que nas duas fases do Homem-Aranha tiveram suas origens. Quem escreveu o roteiro do filme foi bem habilidoso porque conseguiu fazer isso com os dois personagens em um curto período de tempo e não deixou ninguém boiando, conseguindo inserir os dois em uma trama que já tava se desenrolando desde o começo do filme. Isto foi muito loco. 
              Outra coisa interessante é que os trailers enganaram bastante. Eles levaram a crer uma coisa, mas no filme foi totalmente ao contrario daquilo que parecia ser. Os trailers cumpriram seu papel. Aquelas cenas casadas que foram selecionadas foram bem articuladas para chamar a atenção para o filme. Eu mesmo achei que os motivos do Capitão America eram um tanto egoístas, mas vendo o filme mudei de ideia. Antes de assisti-lo eu já estava do lado do time do Capitão América e depois do filme fiquei mais convicto na minha decisão. Não vou falar o porquê para não dar spoilers, mas quem for assistir não vai se arrepender.



Para concluir essas ideias digo que é um excelente filme, que com certeza estará na minha futura prateleira com minha coleção. E mais uma coisa: não vá assistir o filme sem um conhecimento prévio da história. Mesmo que o filme não seja fiel a HQ a essência é a mesma. Com certeza quem não conhece a história dos heróis ou a Guerra Civil pode não entender algumas coisas e no final vai sair criticando sem conhecer o assunto. Então se for assistir tome este cuidado, ou assista por sua conta e risco. Para quem já leu a HQ ou vai ler, poderá entender como é importante conhece-la por causa das cenas de referência. Quando aparecem cenas no filme que são tiradas direto da HQ é uma viagem nostálgica, tanto nos diálogos como nas cenas de luta. Os irmãos Russo se inspiraram bastante na história de Mark Millar e Steve McNiven. A única coisa que eu achei que deveria ter sido mais aproveitada é a participação do Homem-Aranha, que foi tão aguardada, já que na história original ele tem uma grande importância. Mas levando em consideração que o filme e a HQ não são a mesma coisa, a participação dele foi muito boa. Portanto, na minha visão, não profissional de cinema, foi um dos melhores filmes que já vi.



Nenhum comentário:

Postar um comentário