quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

CURIOSIDADES #2

AQUECIMENTO GLOBAL


Aquecimento Global é o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra causado pelas emissões humanas de gases do efeito estufa, amplificado por respostas naturais a esta perturbação inicial.
Depois de muitos anos de estudos sobre do clima do planeta, surgiu alguns cientistas que tem contestado os fundamentos e previsões de instituições de pesquisas e universidades de todo o mundo. O que há de conhecimento e ignorância nas discussões 
sobre o Aquecimento Global?
Desde 1750, com o início da Revolução Industrial, tem havido um acumulo de gás   carbônico (gás estufa) no ar. Este gás é importante para manter o plante aquecido retendo o calor gerado pela radiação solar. 
O Aquecimento Global começou a ser estudado em 1827 quando o físico e matemático        Jean-Baptiste Fourier calculou que a Terra seria muito mais fria se não tivesse uma atmosfera. Em 1860 John Tyndall introduziu a ideia de que as variações climáticas quentes e frias poderiam ser causadas pelas variações de gás carbônico na atmosfera. Com estes fatos podemos comprovar que o Aquecimento Global não é um assunto novo.


O clima do nosso planeta é muito dinâmico, como tudo na natureza. Mas a partir dessas mudanças, muitas pessoas criam mitos e questões. Como podemos realmente dizer que a Terra está aquecendo e os humanos são os culpados? Aqui você pode ver o que os cientistas sabem e o que não sabem sobre as mudanças climáticas.

1 - O clima mudou antes
O mito: Mesmo antes do efeito estufa e dos gases liberados por ações humanas, o clima da Terra já estava mudando, e por isso nós não somos responsáveis pelo aquecimento global atual.
A ciência: As mudanças climáticas passadas sugerem que o clima reage de acordo com a energia colocada e retirada, de maneira que se o planeta acumular mais calor do que libera, as temperaturas globais vão subir.
No momento, o CO2 está gerando um desequilíbrio energético que aumenta o efeito estufa. Mudanças climáticas antigas mostram evidências de que nosso clima é sensível ao gás carbônico.

2 - Mas está frio lá fora!
O mito: O planeta não pode estar esquentando, pois o último inverno foi um dos mais frios, como é possível o aquecimento global?
A ciência: Temperaturas locais, medidas de forma individual, não têm nada a ver com o aquecimento global de longo termo. As mudanças de estação locais podem esconder o movimento climático planetário.
Para encontrar tendências climáticas, é preciso analisar as mudanças de temperatura por um longo período de tempo.

3 - O clima está esfriando
O mito: O aquecimento global parou e a Terra está começando a esfriar.
A ciência: A última década, entre 2000 e 2009, foi a mais quente já registrada. Mas o aquecimento global é compatível com climas mais frios. Novamente, o que vale são os registros de longo termo. E nesse caso, infelizmente, a Terra está aquecendo.

4 - Nem todos concordam
O mito: Não há consenso de que o planeta esteja realmente aquecendo.
A ciência: A maior parte dos cientistas climáticos concorda que o aquecimento global “humano” está acontecendo. Você pode ver essa tendência na diminuição das notícias sobre discussões a respeito disso. Não há mais argumentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário